Congresso da Sociedade de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBQ) 2024
O Laboratório de Purificação de Proteínas e suas Funções Biológicas (LBBFB) da UFMS marcou presença no Congresso da Sociedade de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBQ) 2024!
Nossos alunos, acompanhados pela professora supervisora e conselheira da SBBQ, Maria Ligia Rodrigues Macedo, apresentaram seus trabalhos e trocaram conhecimentos com pesquisadores de todo o país. Foi uma experiência enriquecedora para todos!
Parabéns a todos os envolvidos! Continuamos firmes no compromisso de avançar na ciência e nas pesquisas sobre proteínas.
O peptídeo bioinspirado na proteína Talisin (Talisia esculenta), desenhado in silico com auxílio do algoritmo Joker, apresenta atividade antimicrobiana contra A. baumannii e S. aureus, entre outras bactérias, agindo na membrana bacteriana.
O peptídeo PEPAD, que mostrou ação rápida e eficaz contra vários fungos patogênicos em baixas concentrações, incluindo Candida albicans e Candida tropicalis. PEPAD atua danificando a membrana celular dos fungos, tornando-se uma promissora alternativa para tratar infecções fúngicas.
Análise da interação inibitória do ILTI contra Tripsina e Quimotripsina, presentes no intestino da larva do Aedes aegypti, através de Docking Molecular.
O aumento no número de casos de câncer é um dos problemas de saúde pública mais ameaçadores do mundo, destacando a importância de novos agentes anticancerígenos. O peptídeo RQ18 mostrou-se promissor no combate ao câncer, exibindo alta seletividade e eficácia contra células de melanoma murino, sem apresentar toxicidade significativa em macrófagos murinos e larvas de Galleria mellonella.
Peptídeo antimicrobiano bioinspirado no inibidor de tripsina de Inga laurina (ILTI) apresenta efeito antimicrobiano, se mostrando um candidato promissor para o tratamento de infecções por S. epidermidis e E. coli, além de efeito anticancerígeno contra células de melanoma murino.
Desenvolvemos um peptídeo sintético chamado FK18 altamente eficaz contra infecções fúngicas, especialmente contra Candida tropicalis. Em testes, o FK18 eliminou fungos mais rapidamente e de forma mais eficaz do que o antifúngico Fluconazol, agindo diretamente na membrana celular dos fungos. Além de sua eficácia, o FK18 mostrou-se seguro em testes de toxicidade. Esses resultados indicam que o FK18 tem grande potencial para se tornar um novo tratamento antimicrobiano, oferecendo uma alternativa eficiente e acessível para combater infecções fúngicas.
Fração natural de peptídeos isolados de uma bebida de kefir de leite. Eles demonstraram atividade contra bactérias grãm-positivas e grãm-negativas, inclusive cepas resistentes. Isso sugere que o kefir pode ser uma fonte natural de compostos bioativos. E por ter uma produção barata, também uma possível ferramenta alternativa contra infecções bacterianas. Um inibidor de tripsina extraído de sementes de Inga laurina (ILTI) apresenta efeito larvicida em Aedes aegypti, alterando peso, desenvolvimento, sobrevivência e perfil bioquímico das larvas.
Fração natural de peptídeos isolados de uma bebida de kefir de leite. Eles demonstraram atividade contra bactérias grãm-positivas e grãm-negativas, inclusive cepas resistentes. Isso sugere que o kefir pode ser uma fonte natural de compostos bioativos. E por ter uma produção barata, também uma possível ferramenta alternativa contra infecções bacterianas.
Peptídeo bifuncional utilizando métodos computacionais para propriedades antimicrobianas e anti-melanoma. O peptídeo gerado demonstrou características alfa-helicoidais e eficácia em testes de atividade antimicrobiana e toxicidade. Os resultados indicam que o peptídeo pode penetrar em células e causar destruição de membranas, mostrando grande potencial terapêutico para tratar infecções associadas ao melanoma e outras infecções bacterianas.