LPPFB publica artigo sobre estratégias inovadoras contra a resistência antimicrobiana
Pesquisadores da UFMS exploram novas alternativas para enfrentar uma das maiores ameaças à saúde pública mundial.
O Laboratório de Purificações de Proteínas e Suas Funções Biológicas (LPPFB) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve um novo artigo publicado na revista científica internacional Pharmaceuticals (MDPI).
O trabalho, intitulado “Combating Antimicrobial Resistance: Innovative Strategies Using Peptides, Nanotechnology, Phages, Quorum Sensing Interference, and CRISPR-Cas Systems”, apresenta um panorama de estratégias inovadoras no enfrentamento da resistência antimicrobiana, um dos principais desafios da saúde global contemporânea.
Por que o tema é importante?
A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos desenvolvem mecanismos para escapar da ação de medicamentos antes eficazes, tornando infecções mais difíceis de tratar. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é uma das maiores ameaças à saúde pública no século XXI.
A revisão assinada pelo LPPFB discute alternativas promissoras, como:
-
peptídeos bioativos,
-
nanotecnologia,
-
uso de bacteriófagos (vírus que atacam bactérias),
-
interferência na comunicação bacteriana (quorum sensing),
-
sistemas CRISPR-Cas, conhecidos por seu papel revolucionário na edição genética.
Avanço científico com impacto global
“A resistência antimicrobiana está crescendo em todo o mundo, comprometendo tratamentos antes eficazes. Este trabalho reforça a importância de investir em pesquisas que possam trazer novas ferramentas para conter essa ameaça e proteger a saúde pública”, afirmam os autores.
Sobre o LPPFB
O LPPFB é referência na purificação e estudo de proteínas e suas funções biológicas, desenvolvendo pesquisas que buscam soluções inovadoras para desafios em saúde, biotecnologia e diagnóstico.
O artigo completo pode ser acessado em: https://doi.org/10.3390/ph18081119.